A importância do teatro no desenvolvimento da criança

O teatro utilizado em sala de aula, é de suma importância para construção do conhecimento do aluno, considerando-o como um ser que pensa, sente e faz. Como a escola é um espaço de conhecimento e aprendizado e isso se dá através dos sentidos, o ensino da arte é fundamental para o desenvolvimento da percepção criativa da criança.

O desenvolvimento da criatividade, a transmissão de sentimentos e emoções, são inerentes à sensibilidade do aluno. A escola deve propiciar isso na vida do aluno e ele será mais feliz, mais criativo e sensível. A criança ao ingressar na escola possui a capacidade da teatralidade, vivenciada nos jogos do faz-de-conta. Ora, se a sala de aula é o espaço-palco na realização da tarefa de ensinar, há que se valorizar esse espaço e utilizá-lo de forma a esgotar suas possibilidades de uso.

Trabalhar com o teatro na sala de aula, não apenas fazer os alunos assistirem as peças, mas representá-las, inclui uma série de vantagens obtidas: o aluno aprende a improvisar, desenvolve a oralidade, a expressão corporal, a impostação de voz, aprende a se entrosar com as pessoas, desenvolve o vocabulário, trabalha o lado emocional, desenvolve as habilidades para as artes plásticas (pintura corporal, confecção de figurino e montagem de cenário), oportuniza a pesquisa, desenvolve a escrita, trabalha a cidadania, religiosidade, ética, sentimentos, interdisciplinaridade, incentiva a leitura, propicia o contato com fábulas, contos, reportagens; ajuda os alunos a se desinibirem-se e adquirirem autoconfiança, desenvolve habilidades adormecidas, estimula a imaginação e a organização do pensamento. Enfim, são incontáveis as vantagens em se trabalhar o teatro em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LENDAS- Ilustração utilizando o Paint